Dicas inacreditáveis
  • Simule já!
  • busca
  • ACCREDITO
  • Crédito e Crescimento
  • Tecnologia e Inovação
  • Artigos
  • Q&A
  • Regulamentação
  • ACCREDITO
  • Crédito e Crescimento
  • Tecnologia e Inovação
  • Artigos
  • Q&A
  • Regulamentação
  • Configurações de Cookies
  •  
Simule já

17 dez 2021
  • Regulamentação

Com Open Finance, ACCREDITO vai ampliar gama de produtos e serviços para seus clientes

Tags:novas regras, Open Banking, PMEs
Youtube Linkedin Facebook Instagram

O Open Banking já está revolucionando o sistema financeiro e tende a tornar a indústria de pagamentos ainda mais competitiva e inovadora.

Mas, você sabe o que é Open Banking? Não é o nome de um banco novo, nem abertura dos bancos por 24 horas, nem banco de portas abertas. Apesar do nome deixar margem à confusão, o Open Banking é um sistema onde os dados bancários dos clientes poderão ser abertos, ou seja, compartilhados – desde que os clientes concordem, claro.

Para quem permitir, o compartilhamento vai significar acesso a condições mais favoráveis, tanto de crédito quanto de investimentos e toda gama de produtos e serviços oferecidos.

A implantação tem sido realizada aos poucos e a quarta fase, que começou no último dia 15/12, será escalonada.

Com a fase 4, o Open Banking inicia o compartilhamento de um conjunto de informações além de produtos e serviços bancários tradicionais, o que marca o início de sua migração para o Open Finance, na medida em que outros produtos financeiros – e não apenas bancários – , como seguros, por exemplo, passarão a fazer parte do sistema.

A ACCREDITO, Sociedade de Crédito Direto da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) já planeja ampliar a gama de produtos e serviços para seus clientes. Mais do que isso: a nova fase vai permitir a oferta mais assertiva de acordo com o perfil de cada um, o que significa juros mais baixos e prazos mais elásticos para quem comprovar bom histórico financeiro – mesmo que em outras instituições.

“Os clientes, tanto empresas quanto pessoas, passarão a ser efetivamente donos do seu histórico, para negociar taxas e prazos mais favoráveis. Hoje, ganha o jogo quem oferecer as melhores soluções para resolver as dores dos empreendedores; quem conseguir, sairá na frente dessa corrida”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da fintech.

Como será

Segundo a IN Nº 205, do Banco Central, as instituições participantes devem iniciar processo de certificação funcional das APIs dos produtos que serão compartilhados, com objetivo de garantir a qualidade e aderência às especificações. Uma vez obtidas as certificações, o registro no ambiente do Diretório de Participantes das APIs, relativas a produtos e serviços, deve ocorrer até as datas limites a seguir:

•seguros, previdência complementar aberta e capitalização: até 4 de março de 2022;

•serviços de credenciamento em arranjos de pagamento: até 11 de março de 2022;

•operações de câmbio: até 18 de março de 2022;

•contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento: até 25 de março de 2022.

O que já passou

Fase 1

Open Data padronizado das instituições financeiras: as informações sobre canais de atendimento e produtos e serviços devem ser disponibilizadas, incluindo as taxas e tarifas de cada item ofertado.

Fase 2

Compartilhamento de dados do consumidor: você poderá compartilhar seus dados (cadastros, transações em conta, informações sobre cartões e operações de crédito) com as instituições de sua preferência. Tudo feito por meio de consentimento, que pode ser revogado a qualquer momento.

Fase 3

Serviços à escolha do consumidor: acesso a serviços financeiros, como pagamentos e encaminhamento de propostas de crédito, sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras com as quais você já tem relacionamento. *fonte: open banking brasil

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ter interesse

  • Crédito e Crescimento

Abertura de empresas e aumento do faturamento de diversos setores no primeiro trimestre mostram reação pós-pandemia

Em março, o número total de empresas abertas no país cresceu 3,6% em comparação a fevereiro, e 1,7% em comparação a janeiro. Houve um recorde histórico de abertura de empresas “não-MEI” (micro e pequenas empresas,[...]

Tags:crédito, Crescimento, PMEs

  • Crédito e Crescimento

Fintech Justa e ACCREDITO fazem parceria para facilitar o acesso ao crédito dos empreendedores no Estado de São Paulo

As barreiras impostas pela burocracia das grandes instituições financeiras na concessão de crédito são apenas um dos inúmeros desafios enfrentados diariamente pelos pequenos empreendedores na gestão dos seus negócios. Muitas[...]

Tags:crédito, Novidades, PMEs

  • Crédito e Crescimento

ACCREDITO visita três regionais do Sebrae na capital para oferecer produtos e serviços no Programa de Crédito Orienta

Distritos e municípios das regionais Capital Norte, Capital Oeste e Capital Sul do Sebrae receberam a visita de representantes da ACCREDITO, dentro das rodadas do Programa de Crédito Orienta. A[...]

Tags:crédito, Crescimento, PMEs
Accredito Sociedade de Crédito Direto S.A. [email protected] www.accredito-scd.com.br

Ouvidoria 0800 070 7880
De 2ª a 6ª feira (exceto feriados) – das 9h às 12h e das 13h30 às 18h

Rua Boa Vista, 51
4º andar - Centro
São Paulo/SP - CEP 01014-911

Baixe nosso App

Google Play App Store
Youtube Linkedin Facebook Instagram

Política de Privacidade

O conteúdo disponibilizado neste blog tem caráter meramente informativo e não reflete necessariamente a política ou posição da empresa. As informações não configuram análise técnica ou recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas. Todas as informações são fornecidas com base nos dados disponíveis no momento de sua divulgação e não devem ser utilizadas pelos leitores como única fonte para avaliar e suportar uma decisão. Os autores e o blog não devem ser responsabilizados pelo seu indevido, reutilização e cópias de seu conteúdo por terceiros

Brancozulu