Antes de pedir um empréstimo, reúna os documentos que as instituições financeiras podem exigir da empresa
Recorrer a empréstimos é uma opção interessante para obter capital de giro, comprar novos equipamentos, ampliar o espaço físico ou enfrentar momentos de crise. Mas para ser elegível a um empréstimo bancário de qualquer tipo, a empresa precisa apresentar documentos comprobatórios da sua situação financeira, fiscal e cadastral.
Na lista da papelada que as instituições financeiras solicitam para analisar pedidos de empréstimos feitos por empresas costumam constar, entre outros, comprovantes de endereço, balanço patrimonial e alvará de funcionamento.
Mas os documentos exigidos variam de acordo com o tipo e porte da companhia, e, também, do perfil da instituição e do tipo de empréstimo solicitado. A ACCREDITO, Sociedade de Crédito Direto (SCD) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por exemplo, não exige garantias.
Antes de listá-los, é importante ressaltar que é vetado pelo Banco Central solicitar pagamento ou
depósito antecipado para aprovação de crédito.
Os documentos mais comuns são:
Declaração de Imposto de Renda: necessária para comprovar a capacidade de pagamento da empresa.
Balanço Patrimonial: usado para avaliar a saúde financeira da empresa.
Demonstração do Resultado do Exercício: mostra a receita líquida da empresa, bem como os custos e despesas incorridos durante o período.
Contrato Social: mostra se a empresa está em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
Documentos de Propriedade: usados para verificar se a empresa possui bens que podem ser usados como garantia para o empréstimo.
Certidões negativas de débitos, para que o banco ou fintech possa analisar o risco de crédito do candidato.
Além dos documentos acima, as instituições também podem exigir outros como extratos bancários e contratos de locação, por exemplo.
E, apesar de ser um ente jurídico, toda empresa só existe porque existem pessoas por trás dela. Portanto, CIC, RG, comprovantes de residência e de entrega de declaração de Imposto de Renda dos sócios, bem como escrituras e documentos de imóveis e outras empresas/propriedades, se for o caso, também podem ser solicitados.
Por fim, se o pedido for aprovado, a empresa precisa assinar um Contrato de Empréstimo – o documento é usado para estabelecer condições como montante, as taxas de juros, as datas de pagamento e outras informações relevantes.
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